Esporte

INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DO ESPORTE

CURSO

MINISTRANTE

OBJETIVO GERAL DO CURSO

  • Introdução aos principais conceitos da Psicologia do Esporte

  • Apresentar sua origem e evolução histórica no Brasil e no mundo

  • Caracterizar diferentes campos de atuação e pesquisa da área

  • Desconstruir alguns mitos sobre a profissão e a especialidade

  • Exemplificar diferentes formas de atuação da/do psicóloga/o do esporte nos diferentes contextos

JUSTIFICATIVA

Com o objetivo de compreender como fatores psicológicos afetam o rendimento de atletas em suas modalidades e como a participação esportiva ou adesão à atividade física influenciam o desenvolvimento psicológico, a saúde mental e bem-estar dos indivíduos, a Psicologia do Esporte constituiu-se como área de estudo interdisciplinar que agrega conhecimentos oriundos da Educação Física e da Psicologia em sua maior parte, sendo considerada uma das áreas das Ciências do Esporte. As áreas de atuação destes profissionais abrangem uma ampla gama de serviços tais como: psicodiagnóstico esportivo; programas de intervenção junto a atletas, equipes esportivas e comissões técnicas; acompanhamento de indivíduos e grupos que praticam atividade física não competitiva e de reabilitação; projetos sociais que fazem uso do esporte e da atividade física.

No Brasil, a Psicologia do Esporte foi reconhecida e regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) em 20 de dezembro de 2000, pelas resoluções nº 014/00 e nº 02/01 como especialidade da Psicologia, ainda que a história de desenvolvimento dessa área esteja atrelada mais à Educação Física do que à Psicologia. Nos últimos anos, a produção científica na área tem crescido, ainda que não haja um programa de pós-graduação stricto-sensu específico dessa área nas Instituições de Ensino Superior do país e poucas disciplinas especificamente sobre esse tema nos programas pedagógicos regulares das graduações do país

ESTRUTURA GERAL

  • Introdução à Psicologia do Esporte

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  • Videoaulas: 30

  • Duração do curso: 6 semanas

  • Carga horária: 20 horas

ESTRUTURA DIDÁTICA

  • Aulas expositivas.

  • Leituras complementares.

  • Avaliações (por módulo)